Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/478
Título: Progressividade do imposto territorial rural (ITR): violação ou não ao princípio do não-confisco
Autor(es): AQUINO, Vitor Ferreira
RABELO, Thiago Santana (orientador)
Palavras-chave: ITR
Não-confisco
Alíquota
Progressividade
Extrafiscalidade
Data do documento: 2024
Editor: FAMINAS
Citação: AQUINO, Vitor Ferreira. Progressividade do imposto territorial rural (ITR): violação ou não ao princípio do não-confisco. FAMINAS, Belo Horizonte, p.1-25, jun. 2024. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: ........
Resumo: O presente trabalho busca analisar se a utilização extrafiscal e a progressividade das alíquotas do ITR são uma violação ao princípio do não-confisco. Com isso, cumpre verificar se o imposto, que possui uma natureza desestimulante à propriedade rural improdutiva, possui algum fator que enseje efeito confiscatório. Para isso, primeiramente, será feito uma breve recapitulação histórica do ITR, posteriormente buscando na doutrina jurídica constitucional e tributária a importância dos princípios jurídicos, principalmente nos princípios afetos a espécie tributária do estudo, as funções que empenham dentro do ordenamento sistemático tributário. Também estudará o alcance do princípio do não-confisco, ao lado da valorização extrafiscal do tributo.
Descrição: Artigo científico apresentado a FAMINAS, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Direito.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/478
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VITOR FERREIRA AQUINO.pdf279.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.