Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/244
Título: Exercício físico como forma da prevenção de quedas em idosos: uma revisão de literatura baseada em evidências
Autor(es): SIMÕES, Anésio Ferreira
OLIVEIRA, Dílmerson de (orientador)
Palavras-chave: Educação física
Exercício físico
Idosos-quedas
Envelhecimento
Data do documento: 2022
Editor: FAMINAS
Citação: SIMÕES, Anésio Ferreira. Exercício físico como forma da prevenção de quedas em idosos: uma revisão de literatura baseada em evidências. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: .........
Resumo: Com o envelhecimento o corpo humano sofre diversas alterações, sendo elas, morfofisiológicas, bioquímicas e psicológicas, que apresentam como consequência a diminuição gradual de sua função física e capacidade funcional, acarretando em maior dependência para realização de atividades de vida diária, sendo potencializadas quando associadas à doenças crônico-degenerativas e ao sedentarismo, alterando o perfil das doenças prevalentes na população, levando o indivíduo a diminuição de sua capacidade de adaptação ao meio ambiente. Em decorrência desses fatores as quedas se tornam bem frequentes nessa população. O presente estudo teve como objetivo demonstrar os efeitos da intervenção do exercício físico como forma de prevenção de quedas em idosos. O estudo teve como delineamento metodológico uma abordagem qualitativa, através de uma revisão de literatura. Para isso, utilizou-se as produções científicas disponíveis nas bases de dados Pubmed, Google Acadêmico e SciELO. Foram selecionados artigos científicos e livros publicados na Língua Portuguesa e Língua Inglesa, durante o período de 2017 a 2022. Durante a análise dos materiais selecionados, foi possível encontrar vários estudos que ressaltam sobre os benefícios da prática da prática do exercício físico através dos treinamentos de equilíbrio, treinamento funcional, treinamento resistido e treinamento aquático na melhora do equilibro e na redução de quedas em idosos. Há também comprovações entre idosos ativos e sedentários, mostrando que idosos ativos têm menos índices de quedas do que os sedentários. Desse modo, o presente estudo demonstrou que de acordo com os estudos analisados, forneceram evidências de que uma abordagem de exercícios físicos multicomponente, pode ser apropriada para promover o desempenho do equilíbrio e ajudar a reduzir o risco de queda em idosos. Conclui-se que este estudo indica que prática regular de exercícios físicos é um fator que traz vários benefícios para a os idosos contribuindo na melhora do condicionamento físico, auxiliam na prevenção de doenças, sendo assim, essenciais para a autonomia do idoso em suas atividades da vida diária, proporcionando uma melhora significativa de sua função física, da capacidade funcional, oferecendo redução dos indicies de quedas e uma melhor qualidade de vida para os idosos.
Descrição: Trabalho apresentado como requisito parcial para a Conclusão de Curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário FAMINAS – Muriaé.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/244
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÉSIO FERREIRA SIMÕES.pdf534.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.