Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/207
Título: Sessão única ou sessão múltipla no tratamento endodôntico: tem-se uma decisão?
Autor(es): FERREIRA, Julia Mariosa
BRANDÃO NETO, Daniel (orientador)
Palavras-chave: Tratamento endodôntico
Sessão única
Sessão múltipla
Revisão da literatura
Odontologia
Trabalho de conclusão de curso
Centro Universitário FAMINAS
Data do documento: 2022
Editor: FAMINAS
Citação: FERREIRA, Julia Mariosa. Sessão única ou sessão múltipla no tratamento endodôntico: tem-se uma decisão? 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: .........
Resumo: O alicerce da endodontia é empregar procedimentos de sanificação no sistema de canais radiculares a fim de se alcançar a manutenção de um elemento dentário a longo prazo. O protocolo de tratamento endodôntico em múltiplas consultas com uso de medicações intracanal, como o hidróxido de cálcio, tem sido tradicionalmente aceito, entretanto existe a preocupação quanto as chances de reinfecção e agudização do caso no espaçamento entre as consultas, fatos que ajudaram a popularizar o tratamento em sessão única. Embora diversos estudos tenham comparado os resultados do tratamento endodôntico em relação ao número de sessões, ainda não há consenso e o tema permanece um paradigma entre os clínicos. Logo, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão narrativa da literatura com a finalidade de se analisar a eficácia do tratamento endodôntico em sessão única ou múltipla em relação a taxa de sucesso e aos parâmetros biológicos de cada modalidade. Foi realizado uma ampla busca nas bases de dados eletrônicas Pubmed/MEDLINE, Scielo e Biblioteca Virtual em Saúde com termos relacionados a tratamento do canal radicular, única sessão, múltiplas sessões e endodontia. Foram incluídos estudos clínicos acerca da comparação sobre a efetividade do tratamento endodôntico entre sessão única e sessão múltipla publicados entre 2012 e 2022. Todos os estudos incluídos mostraram não haver diferenças significativa tanto para a taxa de sucesso quanto para incidência de dor e complicações pós-operatória quando comparadas sessões únicas ou múltiplas. Dessa forma, a literatura ainda não suporta indicar a seleção de uma ou outra modalidade, logo tomada de decisão clínica deve levar em consideração as habilidades do profissional e a tecnologia disponível para o trabalho, as particularidades de cada caso bem como a realidade social onde está inserido.
Descrição: Trabalho apresentado como requisito parcial para a Conclusão do Curso de Bacharelado em Odontologia do Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/207
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JULIA MARIOSA FERREIRA.pdf292.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.