Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/539
Título: Principais Etiologias que comprometem o sucesso do tratamento endodôntico
Autor(es): SOARES, Robson Nantes
Palavras-chave: Insucesso endodôntico
Tratamento endodôntico
Retratamento endodôntico
Data do documento: 2024
Editor: FAMINAS
Citação: Soares, Robson Nantes. Principais Etiologias que comprometem o sucesso do tratamento endodôntico. 2024. 34p. Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharelado em Odontologia. Centro Universitário FAMINAS. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br. Acesso em:
Resumo: O tratamento endodôntico é de fundamental importância para preservação do dente, saúde bucal e consequentemente trazer bem-estar ao paciente. O campo da endodontia é bastante abrangente e requer do profissional amplo conhecimento das causas que levam a alterações pulpares e periapicais bem como as habilidades, técnicas e conhecimento científico para o êxito no tratamento. O objetivo deste trabalho foi investigar, descrever e analisar as principais etiologias de insucesso nos tratamentos endodônticos, identificando as principais causas biológicas e erros técnicos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, feita através de busca online nas bases de dados Scielo, Pubmed e Biblioteca Virtual em Saúde e livros diretamente relacionados à temática do tratamento endodôntico, sem restrições de ano de publicação e idioma. Para a busca nas bases de dados, utilizou-se termos como “endodontia”, “fracasso endodôntico” e ”retratamento endodôntico”. Ainda que as taxas de sucesso sejam grandes, constantemente nos deparamos na prática clínica com a necessidade de nova intervenção. Destacam-se entre as principais causas, diagnósticos inadequados, fraturas de instrumentos dentro dos canais radiculares, utilização de materiais obturadores inadequados, perfurações dos canais radiculares, formações de degraus, suboturações, sobreobturações, baixa qualidade nas restaurações e microinfiltrações, erros na adaptação do retentor intrarradicular, modelagem inadequada e contaminação microbiana. Portanto, concluiu-se que a maioria dos comprometimentos endodônticos estão associados com a manutenção da infecção no interior do canal radicular por microrganismos subversivos ou devido a falhas técnicas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel, em Odontologia, do Centro Universitário FAMINAS. Orientador: Prof.ª. Dr.ª. Thuanny Castilho
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/539
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ROBSON NANTES SOARES.pdfMONOGRAFIA ROBSON NANTES SOARES539.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.