Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/537
Título: Osteonecrose induzida por bifosfonato na maxila e mandíbula
Autor(es): ROCHA, Gustavo de Castro
Palavras-chave: Necrose óssea
Ossos gnáticos
Reabsorção óssea
Sequestrectomia
Data do documento: 2024
Editor: FAMINAS
Citação: ROCHA, Gustavo de Castro. Osteonecrose induzida por bifosfonato na maxila e mandíbula.– Muriaé: FAMINAS, 2024. 24p. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br. Acesso em:
Resumo: Devido a sua capacidade antirreabsortiva no tecido ósseo, os bisfosfonatos tem sido utilizados como tratamento para diversas doenças desde 1960, como câncer, doença de Paget, e principalmente doenças ósseas como osteoporose e a osteopenia. Contudo, ao longo dos anos, tem sido relatadas complicações associadas à utilização contínua e prolongada desses fármacos, como o surgimento de mialgia, esofagite e até osteonecrose nos ossos da mandíbula e de maxila. A partir do primeiro registro de osteonecrose pelo uso de bisfosfonatos, sua utilização tem sido constantemente monitorada por profissionais da saúde e pesquisadores através de relatos de caso, confirmando a associação do uso desse medicamento com o surgimento de osteonecrose nos ossos gnáticos da face e discutindo sobre a etiopatogenia e possíveis tratamentos. Pensando nisso, o presente estudo tem como objetivo compreender melhor, a partir de uma revisão de literatura, sobre a osteonecrose induzida pelo uso de bisfosfonatos, o mecanismo de ação nos ossos, bem como os sintomas mais comuns e tratamentos adequados para essa patologia baseado em relatos de caso. Conclui-se que a osteonecrose maxilar e mandibular induzida por bisfosfonatos é uma patologia de difícil manejo na clínica odontológica. Apesar dos cuidados preventivos serem os mais indicados, ressalta-se a relevância que as cirurgias de desbridamento e sequestrectomia possuem no processo de cura da osteonecrose em estágios mais avançados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário FAMINAS, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Odontologia. Orientadora: Prof.ª Daniela Cardilo
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/537
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA GUSTAVO DE CASTRO ROCHA.pdfMONOGRAFIA GUSTAVO DE CASTRO ROCHA340.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.