Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/515
Título: Sensibilidade dentária após clareamento: papel da laserterapia na minimização dos sintomas - uma revisão de literatura
Autor(es): CAMPOS, Luiza Noemia Pereira
ARAÚJO, Lorena Aparecida Nery (orientadora)
Palavras-chave: Clareamento dentário
Sensibilidade dentária
Laserterapia
Data do documento: 2024
Editor: FAMINAS
Citação: CAMPOS, Luiza Noemia Pereira. Sensibilidade dentária após clareamento: papel da laserterapia na minimização dos sintomas – uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2024. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: ........
Resumo: O clareamento dental consiste em um procedimento odontológico muito utilizado nos dias atuais sendo considerado um tratamento conservador, econômico e que traz um impacto positivo na estética dentária. Porém, esse tipo de procedimento possui alguns efeitos colaterais, dentre eles, pode-se citar a sensibilidade dentária que pode se desenvolver durante ou após o tratamento clareador, trazendo um desconforto para o paciente podendo-o levar na desistência do tratamento e assim, fazendo com que o clareamento dental tenha um desempenho clínico ruim. Dessa forma, o presente estudo apresenta como objetivo realizar uma revisão de literatura onde visa comprovar a minimização da sensibilidade dentária através da utilização da laserterapia. Este estudo utilizou de trabalhos acadêmicos presentes nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (LILACS) e Scielo.Tendo como critério de inclusão estudos clínicos e experimentais que analisam a eficácia da laserterapia na diminuição da sensibilidade após o clareamento dentário e como critério de exclusão estudos que não tem como objetivo a redução da sensibilidade após o clareamento dental por meio da laserterapia. Portanto, através dos estudos avaliados pode-se concluir que a laserterapia é eficaz no que se diz respeito a redução da sensibilidade após o clareamento, sendo o laser de baixa potência o mais indicado como uma terapêutica adicional segura, pois agem diretamente na polpa dentária desencadeando efeitos anti-inflamatórios e analgésicos. Porém, são necessários mais estudos para estabelecer um protocolo clínico a ser seguido pelos cirurgiões-dentistas para que assim a irradiação seja feita de maneira não excessiva e que não cause efeitos colaterais.
Descrição: Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Bacharelado em Odontologia do Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/515
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA LUIZA NOEMIA PEREIRA CAMPOS.pdf454.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.