Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/384
Título: A ludoterapia como facilitadora da expressão da criança sob a perspectiva da Gestalt-terapia
Autor(es): SILVA, Beatriz Hastenreiter da
SANCHES, Laís Ramos (orientadora)
Palavras-chave: Gestalt-terapia
Lúdico
Ludoterapia
Crianças
Data do documento: 2023
Editor: FAMINAS
Citação: SILVA, Beatriz Hastenreiter da. A ludoterapia como facilitadora da expressão da criança sob a perspectiva da Gestalt-terapia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2023. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: .........
Resumo: Este artigo apresenta a Ludoterapia como facilitadora da expressão da criança sob a perspectiva da Gestalt-Terapia, que é uma abordagem terapêutica que busca promover a integração do indivíduo como um todo, trabalhando a sua relação com o meio ambiente, as suas emoções, pensamentos, comportamentos e percepções do mundo que o cerca. A Gestalt-Terapia baseia-se no entendimento de que a pessoa é um ser complexo, que não pode ser entendido de forma fragmentada. No contexto da terapia com crianças, uma das formas de aplicação da Gestalt-Terapia é por meio do uso de materiais lúdicos. Os materiais lúdicos são recursos que facilitam a comunicação e a expressão dos sentimentos e das experiências vividas pelas crianças, desenvolvendo a sua capacidade de entender e se relacionar com o mundo. A Ludoterapia é a psicoterapia realizada através do lúdico, do brincar, e tem como objetivo facilitar a expressão da criança. Neste sentido é fundamental pensar na relação que se pode estabelecer entre o brincar e a abordagem gestáltica, pautada no desenvolvimento da criança, tendo o brincar como uma forma de linguagem para facilitar a expressão e comunicação no espaço terapêutico. Assim, o presente trabalho será construído através de um estudo teórico elaborado a partir da revisão de literatura trazendo um pouco como se desenvolveu o conceito de infância e a visão da abordagem gestáltica diante do mesmo, ademais trará as especificidades do atendimento infantil e por fim o conceito de ludoterapia e seus recursos, assim com o objetivo de apontar como a ludoterapia pode facilitar a expressão da criança no processo terapêutico. Dessa forma, a literatura consultada permitiu concluir que o uso do lúdico no atendimento clínico com crianças, é uma das formas mais adequadas para se compreender o funcionamento das crianças, assim como suas formas de expressão e de contato. Da mesma forma, pode-se perceber e entender a forma adequada para o uso dos recursos lúdicos e do jogo como facilitadores da terapêutica com crianças e resultando em um melhor aproveitamento deste processo.
Descrição: Trabalho apresentado às unidades de ensino do oitavo período do Curso de Psicologia do Centro Universitário FAMINAS, como requisito parcial a sua integralização. Trabalho Interdisciplinar Supervisionado.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/384
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BEATRIZ HASTENREITER DA SILVA.pdf545.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.