Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/381
Título: A importância da intervenção psicológica no processo de reabilitação do atleta lesionado: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): SILVA, Paulo Ezequiel da
SOUZA, Maira Ribeiro de (orientadora)
Palavras-chave: Psicologia
Esporte
Lesão
Atleta
Intervenção psicológica
Data do documento: 2023
Editor: FAMINAS
Citação: SILVA, Paulo Ezequiel da. A importância da intervenção psicológica no processo de reabilitação do atleta lesionado: uma revisão integrativa da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2023. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: .........
Resumo: Por natureza, a prática esportiva apresenta riscos de lesões para os atletas que, quando lesionados, podem enfrentar dificuldades para lidar com aspectos que envolvem a dor, limitações físicas e incertezas sobre o futuro. Nesse ínterim, a intervenção psicológica apresenta-se como uma ferramenta importante no processo de reabilitação, auxiliando no enfrentamento de questões que atravessam o processo de recuperação do atleta para além do físico, contemplando o ser biopsicossocial, ressaltando assim a importância de maiores discussões e construções envolta da problemática em questão. Por conseguinte, o presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura que foi designada para dirimir acerca da importância da intervenção psicológica na reabilitação de atletas lesionados, abordando construções e conceitos que envolvem a Psicologia do Esporte, a lesão esportiva, a reabilitação como um processo, correlacionando as principais reações emocionais e fatores psicológicos envolvidos nas etapas da reabilitação do atleta lesionado, com os métodos, técnicas e estratégias de intervenção psicológica possíveis nesse contexto. O presente estudo possui caráter qualitativo, a partir da revisão integrativa da literatura. Como principais resultados, verificou-se que a intervenção psicológica pode amenizar os impactos negativos referentes aos aspectos psicológicos e emocionais que são característicos deste processo, culminando na contribuição para a otimização do processo de reabilitação, bem como o retorno às atividades esportivas de alto rendimento, contemplando o atleta a partir de uma abordagem holística e ampliada, consolidando assim o psicólogo como importante elemento na equipe multiprofissional que rege a reabilitação do atleta.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Psicologia, do Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/381
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PAULO EZEQUIEL DA SILVA.pdf287.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.