Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/328
Título: A epigenética como fator modificador na periodontite apical: uma revisão da literatura
Autor(es): SANTOS, Maria Eduarda Navarro Domingos dos
BRANDÃO NETO, Daniel (orientador)
Palavras-chave: Endodontia
Lesões periapicais
Periodontite apical
Epigenética
Data do documento: 2023
Editor: FAMINAS
Citação: SANTOS, Maria Eduarda Navarro Domingos dos. A epigenética como fator modificador na periodontite apical: uma revisão da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2023. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em:
Resumo: A periodontite apical é uma patologia de origem multifatorial com importante componente inflamatório associado, que pode levar à destruição dos tecidos periodontais. É possível que, além dos fatores ambientais e genéticos inerentes ao hospedeiro, modificações epigenéticas possam estar entre seus fatores etiológicos. A epigenética compreende a modulação da expressão gênica de forma que a sequência de DNA não seja modificada. Dessa forma, o objetivo deste estudo é verificar, por meio de uma revisão de literatura, se há correlação e/ou influência epigenética na periodontite apical. Após uma busca nas bases de dados PubMed, BVS e Google Acadêmico foram encontrados um total de 57 artigos e outros 4 foram acrescentados por meio de busca manual. No total, 17 artigos foram selecionados para compor esta revisão. Os resultados encontrados na literatura são favoráveis no que tange ao componente genético envolvido na ocorrência de periodontite apical. Em relação ao componente epigenético, a literatura se apresenta um pouco controversa. Alguns autores afirmam que foram encontrados mecanismos de expressão gênica em genes envolvidos com a resposta imunológica do hospedeiro. Outros estudos sugerem que estes mecanismos e sua relação com a periodontite apical são pouco elucidados na atualidade, necessitando de mais pesquisas sobre o tema. Portanto, foi possível concluir que os resultados que demonstram a regulação epigenética de genes envolvidos na patogênese da periodontite apical são promissores e necessitam de uma abordagem mais aprofundada para que haja um consenso sobre o papel desses mecanismos no desenvolvimento, progressão e prognóstico da doença.
Descrição: Trabalho apresentado como requisito parcial para a Conclusão do Curso de Bacharelado em Odontologia do Centro Universitário UNIFAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/328
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA EDUARDA NAVARRO DOMINGOS DOS SANTOS.pdf449.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.