Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/256
Título: Análise da percepção de acadêmicas sobre o uso de anticoncepcionais e possíveis reações adversas apresentadas
Autor(es): GODINHO, Milena Aparecida
ABREU, Emílio Santana de (orientador)
Palavras-chave: Anticoncepcional oral
Métodos contraceptivos
Fármacos
Data do documento: 2022
Editor: FAMINAS
Citação: GODINHO, Milena Aparecida. Análise da percepção de acadêmicas sobre o uso de anticoncepcionais e possíveis reações adversas apresentadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biomedicina) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: .........
Resumo: O uso de anticoncepcional oral é um dos métodos contraceptivos mais conhecidos e utilizados por mulheres. O uso de anticoncepcional oral é um dos métodos contraceptivos mais conhecidos e utilizados por mulheres. Esse método está sendo utilizado por mulheres cada vez mais jovens, seja para prevenção da gravidez indesejada ou por outros motivos relacionados a saúde. Porém, a utilização prolongada de anticoncepcionais orais pode ter implicações na saúde das mulheres. O objetivo do trabalho foi analisar a percepção de acadêmicas usuárias de anticoncepcionais orais, através de aplicação de um questionário online, sobre os possíveis sintomas e reações adversas, após início de tratamento. Este estudo analisou um grupo formado por 85 acadêmicas do Centro Universitário Faminas na cidade de Muriaé MG, estudantes dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Farmácia no intuito de investigar a percepção de acadêmicas usuárias de anticoncepcionais orais, através de aplicação de um questionário online, sobre os possíveis sintomas e reações adversas, após início de tratamento. Conclui-se com o estudo que há boa percepção de acadêmicas, quanto os possíveis sintomas e reações adversas, após início da terapia com anticoncepcional oral. As acadêmicas têm conhecimento satisfatório sobre como usar a pílula, quais sintomas adversos podem ocorrer. No entanto a aquisição destes fármacos foi realizada por 50,59% das acadêmicas sem receituário em farmácias ou drogarias, já 50,59% adquiriram com receituário médico, apenas 1,18% usou a medicação por indicação de um amigo.
Descrição: Trabalho apresentado como requisito parcial para a Conclusão do Curso de Bacharelado em Biomedicina do Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/256
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MILENA APARECIDA GODINHO.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.