Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/252
Título: Avaliação do efeito do blend de óloes essenciais: canfora e hortelã pimenta no tratamento de olheiras vasculares e pigmentares
Autor(es): CAMPOS, Raissa Monique da Silva
OLIVEIRA, Amanda Candida da Rocha (orientadora)
AZEVEDO, Mariana Almeida de (coorientadora)
Palavras-chave: Tratamento de olheiras
Óleos essenciais
Fitoterápicos
Aromaterapia
Fitocosméticos
Cosmecêuticos
Data do documento: 2022
Editor: FAMINAS
Citação: CAMPOS, Raissa Monique da Silva. Avaliação do efeito do blend de óloes essenciais: canfora e hortelã pimenta no tratamento de olheiras vasculares e pigmentares. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biomedicina) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: .........
Resumo: As olheiras afetam grande parte da população, e apesar de se tratar de uma disfunção estética muito comum, os tratamentos são limitados. Existem 4 tipos de olheiras, sendo elas: Pigmentar (tipo P) ocasionada por fatores genéticos e ambientais como reações alérgicas e tabagismo, Vasculares (tipo V), desencadeada pela falta de sono, desidratação e reações alérgicas. As olheiras tipo S que podem ser profundas ou com bolsas. E as mistas, onde estão associados a mescla das demais e flacidez, respectivamente. Os óleos essenciais são utilizados para diferentes finalidades, seja na área da saúde como tratamento de doenças ou na área da beleza para a formulação de cosméticos devido aos seus efeitos terapêuticos já comprovados. Visto que o interesse por produtos de origem natural vem se popularizando, faz-se necessário mais estudos sobre os óleos essenciais e as olheiras. Os óleos essenciais utilizados neste estudo foram o de Cânfora e Hortelã Pimenta, pois possuem ação antiinflamatória, antioxidante, calmante e vasoconstritora, além do óleo vegetal de Aloe Vera, considerado um excelente carregador e com ação inibidora de tirosinase. Esses efeitos têm como alvo principal as olheiras vasculares, pigmentares e mistas. Foi realizado um ensaio clínico randomizado cego, contendo uma amostra de 20 pessoas que possuíam estes tipos de olheiras, foram divididos em dois grupos sendo A o grupo teste que usou a formulação com os bioativos e o grupo B controle que usou uma formulação sem a adição dos óleos essenciais. Posteriormente foi realizada a avaliação dos efeitos através de comparação de fotos e aplicação de questionários. Após 60 dias de uso da formulação, foram observadas melhora na coloração das olheiras e melhora na qualidade da pele em ambos os grupos, contudo, maiores resultados foram observados no grupo A, possivelmente devido a sinergia ocorrida entre os óleos. Apesar de não haver a associação de óleos essenciais, vegetais e olheiras disponível na literatura, foi possível notar melhora significativa das olheiras diante ao tratamento realizado com o fitocosmético. Para isto, foram utilizadas informações sobre os componentes desses óleos presente na literatura, possibilitando assim, aferir mais uma aplicação para estes produtos, agora tendo potencial para uma nova alternativa para o tratamento desta disfunção.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial a obtenção do título de Bacharel em Biomedicina no Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/252
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RAISSA MONIQUE DA SILVA CAMPOS.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.