Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/243
Título: Intercorrências ocasionadas pela epilação a laser
Autor(es): SOUSA, Eduarda Antunes de
OLIVEIRA, Amanda Candida da Rocha (orientadora)
Palavras-chave: Queimaduras
Hiperpigmentação
POPs
Anamnese
Contraindicações
Data do documento: 2022
Editor: FAMINAS
Citação: SOUSA, Eduarda Antunes de. Intercorrências ocasionadas pela epilação a laser. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biomedicina) - Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: 20 dez. 2022.
Resumo: O incômodo com a presença dos pelos vem desde a antiguidade. Buscando acabar com essa insatisfação surgiram técnicas depilatórias eficazes para a retirada dos fios. A epilação a laser é conhecida como um método de epilação definitiva. Ela utiliza da fototermólise seletiva para promover a destruição total ou parcial dos folículos pilosos, sendo capaz de diminuir o incômodo gerado pela presença de pelos, de maneira não invasiva e segura,quando realizado por profissionais especializados. Diante desde cenário, o objetivo do estudo foi compreender as principais causas, identificar as intercorrências mais recorrentes e discutir formas de reduzir as complicações geradas pela epilação a laser. Os dados foram coletados por meio de um questionário contento perguntas para a identificação de variáveis responsáveis pelas intercorrências pós procedimento de epilação a laser. Este questionário foi disponibilizado através da plataforma google forms para maiores de 18 anos que já realizaram o procedimento. O questionário foi respondido por 91 voluntários. As complicações encontradas no estudo foram queimaduras e hiperpigmentação da área tratada. Tendo as queimaduras acometido 100% dos 6 participantes que tiveram intercorrências e a hiperpigmentação acometido 16, 67% desta população afetada. Foram apontadas como as principais causas possíveis das intercorrências geradas, a falta da realização da técnica de resfriamento pelos profissionais, assim como das apresentações das contraindicações do procedimento e das orientações sobre os cuidados necessários após o procedimento. Através do que foi observado no estudo, sugere-se que queimaduras e hiperpigmentações sejam as intercorrências mais comumente geradas após a epilação a laser, sendo estas relacionadas com o modo como o profissional conduz todo o atendimento. Por fim destaca-se a importância da criação de POPs para uma maior orientação e padronização dos cuidados a serem tomados em relação ao procedimento, afim de se reduzir as intercorrências geradas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Biomedicina, do Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/243
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EDUARDA ANTUNES DE SOUSA.pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.