Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/234
Título: Granuloma piogênico oral na população gestante
Autor(es): REZENDE, Elisângela Carvalho de Almeida
OLIVEIRA, Daniela Cardilo (orientadora)
Palavras-chave: Granuloma piogênico
Cavidade oral
Gravidez
Odontologia
Trabalho de conclusão de curso
Centro Universitário FAMINAS
Data do documento: 2022
Editor: FAMINAS
Citação: REZENDE, Elisângela Carvalho de Almeida. Granuloma piogênico oral na população gestante. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: .........
Resumo: O granuloma piogênico é definido como uma massa macia de crescimento rápido e localizado, sendo caracterizado por um aumento exacerbado de tecidos moles, principalmente na gengiva e possui sua etiologia muito ligada a flutuações hormonais que promovem alterações vasculares. Devido a isso, é muito relacionado à gravidez, uma vez que diversas mudanças envolvendo a hipófise, tireoide, glândulas adrenais e sistema imunológico ocorrem nesse período. Assim, o presente estudo tem por objetivo definir e analisar a relação do granuloma piogênico com a gravidez. Para tanto foi realizado uma revisão da literatura com busca de artigos nas bases de dados Scielo e National Library Of Medicine (MedLine), no qual foram utilizados os descritores “Pyogenic Granuloma” e “Pregnancy” e suas variações encontradas no MeSH. As mulheres grávidas ao terem mudanças fisiológicas para o desenvolvimento correto do embrião, tornam-se mais expostas a condições adversas, uma vez que não só seus níveis hormonais estão alterados, mas também seu sistema imunológico. Dessa forma, com a elevação dos níveis de progesterona e estrógeno, o granuloma piogênico pode aparecer com mais frequência nas gestantes quando comparadas ao resto da população. Geralmente surge no segundo ou terceiro mês de gestação com tendências hemorrágicas e possível interferência na mastigação. Por isso, geralmente a intervenção é necessária, apesar da possível regressão pós-parto. Conclui-se que a gestação tem influência direta no aparecimento do granuloma piogênico, devido às alterações hormonais presentes, o que influenciará, também, no reaparecimento do tumor após excisão cirúrgica. O tratamento quando bem indicado, possui bastante êxito, senda essa ainda a primeira linha de tratamento, quando necessária.
Descrição: Trabalho apresentado como requisito parcial para a Conclusão do Curso de Bacharelado em Odontologia do Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/234
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ELISÂNGELA CARVALHO DE ALMEIDA REZENDE.pdf566.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.