Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/212
Título: Indicações baseadas em evidência científica para o uso de antibióticos no tratamento endodôntico
Autor(es): RODRIGUES, Marcus Vinicius Pires
BRANDÃO NETO, Daniel (orientador)
Palavras-chave: Endodontia
Tratamentos de canal
Antibióticos
Estudos clínicos controlados randomizados
Dor e/ou crises
Trabalho de conclusão de curso
Odontologia
Centro Universitário FAMINAS
Data do documento: 2022
Editor: FAMINAS
Citação: RODRIGUES, Marcus Vinicius Pires. Indicações baseadas em evidência científica para o uso de antibióticos no tratamento endodôntico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: .........
Resumo: Diversos fatores podem ocasionar na persistência da periodontite apical na falta de êxito estimado para o tratamento endodôntico. Nessa vertente, acerca dos fatores que levam ao insucesso do tratamento endodôntico, um deles é a resistência bacteriana aos antibióticos desenvolvida pelos microrganismos, causada pelo uso equivocado e exagerado de antibióticos, tal resistência confere aos microrganismos um risco maior em combater a infecção instalada, tornando o tratamento mais complexo. Em virtude de toda essa complexidade e rigor mencionados, esse trabalho visa como objetivo elucidar e nortear quais são as corretas indicações baseadas em evidência científica para o uso do antibiótico no tratamento endodôntico. Este trabalho trata-se de uma revisão descritiva da literatura a fim de reunir e comparar as evidências acerca das indicações baseadas em evidência científica para o uso de antibióticos no tratamento endodôntico. É sabido que o surgimento de tal resistência possui uma etiologia multifatorial, isso quer dizer que um microrganismo poderá se apresentar resistente tanto pelas suas defesas intrínsecas como também pelos constantes processos de mutações gênicas sofridos em seu material genético. Em primeira instância, é indispensável ter conhecimento sobre as diretrizes baseadas em evidências científicas que foram feitas com finalidade de guiar os profissionais sobre como manusear antibióticos de maneira correta e segura. De modo geral, os antibióticos avaliados associados ou não ao uso concomitante de anti-inflamatórios não reduzem os efeitos e sintomatologias de dor e inchaço quando comparados com o placebo. Denota-se que mediante a elevada taxa de prescrição desnecessária de antibióticos por cirurgiões-dentistas do mundo inteiro associado ao fator de risco que o uso indevido desses medicamentos oferece a saúde, é indispensável que haja uma elevação no nível de formação dos cirurgiões-dentistas para que estes profissionais tenham o cabal entendimento acerca da prescrição correta de antibióticos de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Odontologia, do Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/212
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARCUS VINICIUS PIRES RODRIGUES.pdf328.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.