Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/206
Título: Uso de antibióticos em odontopediatria: revisão de literatura
Autor(es): CAPOBIANGO, Isadora Navega
SCUDINE, Kelly Guedes de Oliveira (orientadora)
Palavras-chave: Odontopediatria
Antibióticos
Prescrição
Trabalho de conclusão de curso
Odontologia
Centro Universitário FAMINAS
Data do documento: 2022
Editor: FAMINAS
Citação: CAPOBIANGO, Isadora Navega. Uso de antibióticos em odontopediatria: revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: .........
Resumo: A odontopediatria é uma especialidade odontológica que atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de problemas de saúde bucal. Dentro de sua atuação na prática clínica, o odontopediatra prescreve medicamentos, entre eles, os antibióticos. O objetivo do presente trabalho foi investigar, mediante a interpretação de artigos científicos, a importância da utilização antibióticos pelo odontopediatria, entendendo quais crianças implicam maiores cuidados durante os procedimentos e os antimicrobianos recomendados, observando o desenvolvimento da criança, assim como, em específico, os indivíduos que requerem atendimentos especiais. Para realização do trabalho, foi feita uma revisão da literatura narrativa, utilizando as seguintes bases de dados: PUBMED, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Também foram incluídos livros didáticos e guidelines em odontopediatria. Após criteriosa leitura de resumos encontrados, foram selecionados 11 artigos para serem revisados integralmente. Utilizou-se os descritores “Antibióticos”, “Odontopediatria”, “Farmacologia”, “Endocardite” e “Bactérias”. Através da leitura crítica dos trabalhos encontrados, observou-se que as infecções odontogênicas, no geral, devem ser tratadas sem o uso de antibióticos, limitando sua administração aos casos mais graves e quando ocorrer comprometimento sistêmico, como febre, linfadenopatias e prostração. O uso de antibióticos deve ser indicado em casos de edema extra-oral de origem odontológica e traumas dentários. A penicilina permanece a primeira droga de escolha para infecções odontogênicas em crianças.
Descrição: Trabalho apresentado como requisito parcial para a Conclusão do Curso de Bacharelado em Odontologia do Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/206
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ISADORA NAVEGA CAPOBIANGO.pdf343.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.