Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/194
Título: A inter-relação da hipomineralização molar incisivo com a incidência de cárie dentária
Autor(es): GOUVEIA, Ana Carolina Dias
MILANI, Ana Júlia (orientadora)
Palavras-chave: Hipoplasia do esmalte dentário
Cárie dentária
Saúde bucal
Trabalho de conclusão de curso
Odontologia
Centro Universitário FAMINAS
Data do documento: 2022
Editor: FAMINAS
Citação: GOUVEIA, Ana Carolina Dias. A inter-relação da hipomineralização molar incisivo com a incidência de cárie dentária. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: .........
Resumo: A hipomineralização molar incisivo é caracterizada pela translucidez anormal do esmalte, sendo um defeito de desenvolvimento qualitativo durante a maturação dos ameloblastos, acometendo molares permanentes e frequentemente os incisivos permanentes. O esmalte dentário nesta condição possui menor elasticidade e resistência mecânica, o que favorece a suscetibilidade a cárie dentária. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consistiu em apresentar a inter-relação da HMI com a incidência da cárie dentária, a fim de expor o impacto gerado na qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Para este fim, foi realizada uma busca bibliográfica nas bases de dados PubMed, Scielo e Biblioteca Virtual da Saúde (MEDLINE e LILACS), utilizando os descritores hipoplasia do esmalte dentário, cárie dentária e saúde bucal. Foram incluídos artigos publicados nos últimos 5 anos, produzidos nos idiomas português, inglês e espanhol, que apresentaram a inter-relação da cárie dentária com o HMI e que abordaram o impacto do HMI na qualidade de vida. Após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 28 artigos, além da realização de uma busca manual para enriquecimento do trabalho. As estruturas dentais defeituosas favorecem a incidência e a progressão rápida da cárie dentária, além de acarretar o surgimento da hipersensibilidade dentinária e fraturas dentais. O impacto negativo na qualidade de vida causado pela HMI se dá pelas limitações funcionais, sintomas orais e necessidade de retratamentos restauradores. A correta escovação dentária em conjunto com dieta cariogênica baixa é imprescindível para intervir na instalação e progressão da cárie, além da supervisão e acompanhamento com o cirurgião-dentista.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Odontologia, do Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/194
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA CAROLINA DIAS GOUVEIA.pdf334.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.