Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/655
Título: Loucura e marxismo: fundamentos históricos para uma análise materialista e dialética da loucura
Autor(es): SANTOS, Joao Victor Silva dos
Viana, Arthur Venuto L. (orient.)
Palavras-chave: Loucura- Visão política e social
Materialismo dialético – Aspectos psicológicos.
Marxismo – História e crítica
Psicologia
Data do documento: dez-2024
Editor: Faminas
Citação: SANTOS, João Victor Silva dos. Loucura e marxismo: fundamentos históricos para uma análise materialista e dialética da loucura. Orientador: Me. Arthur Venuto L. Viana. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em psicologia)- Centro Universitário Faminas: Muriaé, 2024. 93f.
Resumo: A loucura é um fenômeno que perpassa toda a história da humanidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2001), cerca de 450 milhões de pessoas, no mundo, padecem de enfermidades neuropsiquiátricas. Portanto, o trabalho em questão, aborda a trajetória histórica e crítica do tratamento e concepção da loucura, analisando a evolução das práticas psiquiátricas e o impacto das políticas de Reforma Psiquiátrica no Brasil e no mundo, a partir de uma análise materialista e dialética. Explora-se aqui, como as concepções de loucura e normalidade foram moldadas por contextos sociais e econômicos ao longo do tempo, destacando os desafios enfrentados pelos sujeitos em sofrimento mental e os avanços promovidos por movimentos antimanicomiais. Como metodologia de pesquisa, foi escolhido o método de revisão narrativa de literatura, que permite uma ampla descrição sobre a temática abordada, como mecanismos de busca por materiais, foram utilizados o Scientific Electronic Library Online (SciELO), o Portal Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC). O trabalho esta estruturado em três capítulos. O primeiro traz a loucura na antiguidade clássica, abordando toda sua construção histórica no ocidente até a idade média. O segundo analisa a loucura na modernidade, trazendo a ascensão do saber médico e psiquiátrico como ponto focal no tratamento e interpretação da loucura. O terceiro, explicita uma perspectiva critica sobre a loucura através das contribuições do materialismo histórico e dialético. Em suma, o trabalho busca trazer as concepções de loucura ao longo da história e a forma com que os indivíduos em sofrimento mental eram tratados, através de uma analise materialista histórica e dialética.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Faminas como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em psicologia.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/655
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - João Victor Silva dos Santos.pdf439.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.