Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/443
Título: Comparação de três doenças com distúrbios motores: Ataxias Espinocerebelares tipo 3, 7 e doença de Huntington
Autor(es): VEIGA, Thaylane Caetano
AGOSTINHO, Luciana de Andrade (orientadora)
Palavras-chave: Huntington
Ataxias Espinocerebelares
Distúrbios do desenvolvimento
Diagnóstico diferencial
Data do documento: 2023
Editor: FAMINAS
Citação: VEIGA, Thaylane Caetano. Comparação de três doenças com distúrbios motores: Ataxias Espinocerebelares tipo 3, 7 e doença de Huntington. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biomedicina) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2023. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: ........
Resumo: Este estudo teve foco investigar três doenças neurodegenerativas: ataxia espinocerebelar tipo 3 (AEC3), ataxia espinocerebelar tipo 7 (AEC7) e doença de Huntington (DH). A DH, de herança autossômica dominante, manifesta-se com "coreia" e sintomas neuropsiquiátricos, originando-se da mutação no gene da huntingtina. Similarmente, AEC3 e AEC7, também, condições autossômicas dominantes, apresentam quadros clínicos com distúrbios do movimento causados por repetições de trinucleotídeos CAG em genes distintos. O estudo, foi baseado em análise de prontuários de pacientes com DH e levantamento de dados em revista científica de relatos de casos da AEC3 e AEC7, analisando achados laboratoriais, sinais e sintomas que podem contribuir para o diagnóstico diferencial destas doenças neurodegenerativas. A análise comparativa destas condições considerou os aspectos genéticos, sintomas motores e oculares, padrões de herança e outros aspectos clínicos. Na DH, os distúrbios motores mais frequentes foram movimentos involuntários hipercinéticos e coreia, sendo acompanhados pela presença frequente de disartria e perda de peso inicial. A ausência de distúrbios oculares frequentes na DH contrasta com a AEC3 e AEC 7, nas quais a ataxia é o distúrbio motor predominante. No entanto, a AEC3 e AEC 7 apresentam distúrbios oculares específicos, como nistagmo, visão turva, visão central comprometida, déficit progressivo e diminuição de acuidade visual. Ao analisarmos as doenças neurodegenerativas em questão pode-se observar uma série significativa de diversidades tanto no aspecto genético quanto nas manifestações sintomáticas. Pacientes com DH com o mesmo genótipo apresentaram idades de início distintas. Por isso, torna-se notável a importância do diagnóstico molecular, e a escassez de estudos a respeito de um diagnóstico diferencial para as três doenças, especialmente diante da ampla variabilidade clínica evidenciada, reforçando a necessidade urgente de abordagens específicas para cada uma dessas condições.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado ao curso de Biomedicina, da Faculdade de Minas, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Bacharel em Biomedicina.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/443
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC THAYLANE CAETANO VEIGA.pdf532.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.