Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/420
Título: Efeitos do uso de probióticos e prebióticos na síndrome do intestino irritável e doença inflamatória intestinal
Autor(es): PORTES, Milena Gomes
BERNARDES, Andressa Ladeira (orientadora)
Palavras-chave: Intestino
Probióticos
Prebióticos
Doenças intestinais
Microbiota
Data do documento: 2023
Editor: FAMINAS
Citação: PORTES, Milena Gomes. Efeitos do uso de probióticos e prebióticos na síndrome do intestino irritável e doença inflamatória intestinal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2023. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: ........
Resumo: O trato gastrointestinal compreende um complexo sistema onde habitam uma diversidade microbiana. Paralelo a isso, a administração de probióticos e prebióticos vem sendo utilizada como estratégia promotora de saúde, através da capacidade de promover equilíbrio no ambiente intestinal. A presente revisão tem como objetivo avaliar os efeitos da administração de probióticos e prebióticos na síndrome do intestino irritável e doença inflamatória intestinal. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os efeitos da utilização de probióticos e prebióticos nos parâmetros intestinais, usando as bases de dados PubMed, ScienceDirect, SciELO e Google acadêmico, durante os anos de 2013 e 2023, com os seguintes descritores: “probióticos”, “microbiota intestinal”, “prebióticos”, “permeabilidade intestinal”, “saúde intestinal”, “intestino”, “síndrome do intestino irritável”, “doença inflamatória intestinal”. Observou-se que os probióticos e prébioticos demonstraram efeitos sobre o intestino, com a modulação da microbiota, diminuição da permeabilidade e aumento da integridade da barreira intestinal. Isso, através da inibição de patógenos, redução de respostas inflamatórias, onde houve menor prevalência de citocinas pró-inflamatórias e pela produção de ácidos graxos de cadeia curta, acetato e butirato. Além disso, apresentou melhoras na qualidade de vida e diminuição de sintomas. Portanto os probióticos e prebióticos podem proporcionar benefícios sobre a saúde intestinal, melhorando a composição da microbiota e integridade da barreira intestinal, auxiliando no tratamento de doenças como a síndrome do intestino irritável e doença inflamatória intestinal.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Nutrição, do Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/420
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MILENA GOMES PORTES.pdf2.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.