Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/417
Título: A equipe de enfermagem nos cuidados paliativos à criança e ao adolescente com câncer
Autor(es): SILVA, Caroline Liandra Pimentel da
CHAVES, Eulália Guerra
MENDES, Fernanda Savoi
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Enfermagem
Criança
Adolescente
Oncologia
Data do documento: 2023
Editor: Revista Eletrônica Acervo Saúde
Citação: SILVA, Caroline Liandra Pimentel da; CHAVES, Eulália Guerra; MENDES, Fernanda Savoi. A equipe de enfermagem nos cuidados paliativos à criança e ao adolescente com câncer. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 20, 2023. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/search/search. Acesso em: ........
Resumo: Objetivo: Descrever as principais atribuições da equipe de enfermagem para auxiliar nos cuidados paliativos à criança e ao adolescente com câncer. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, relacionada aos cuidados paliativos à criança e ao adolescente com câncer, bem como a atuação do enfermeiro. A busca de literaturas cientificas, foram realizadas em bases como Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de dados em enfermagem (BDENF), por meio da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). A revisão conta com 6 artigos e 1 tese de produções cientificas nacionais e internacionais correspondentes ao tema, publicados nos últimos 5 anos. Resultados: A equipe de enfermagem desempenha um papel crucial nos cuidados paliativos a crianças com câncer, buscando integralidade no bem-estar físico, emocional e espiritual. A abordagem holística, com ênfase na integração do enfermeiro na equipe multidisciplinar, considera aspectos emocionais, sociais e culturais. Além da terapia farmacológica, atividades artísticas e recreativas são essenciais para o alívio da dor. Habilidades gerenciais são necessárias para enfrentar as complexas demandas do cuidado paliativo, enquanto a humanização na assistência estabelece vínculos sólidos entre profissionais, pacientes e familiares. A aplicação de práticas inovadoras, como massagem, intervenções não farmacológicas e musicoterapia, redefine a abordagem tradicional, considerando as dimensões emocionais e psicológicas do paciente. Esse modelo centrado no paciente e em sua singularidade promove uma assistência à saúde mais abrangente e compassiva. Conclusão / Considerações finais: O estudo concluiu que o objetivo da RI foi atingido ao responder à pergunta sobre as atribuições da equipe de enfermagem nos cuidados paliativos a crianças e adolescentes com câncer. Destaca-se que a atuação abrangente da equipe, envolvendo práticas terapêuticas e uma abordagem holística e humanizada, é fundamental para estabelecer uma relação de confiança e promover cuidados eficazes.
Descrição: Artigo científico apresentado a FAMINAS como requisito parcial a obtenção do título de bacharel em Enfermagem.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/417
ISSN: 2178-2091
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO CAROLINE LIANDRA PIMENTEL DA SILVA.pdf283.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.