Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/382
Título: O uso da toxina botulínica tipo B como uma alternativa para tratamentos de rugas dinâmicas em pessoas resistentes à toxina botulínica tipo A
Autor(es): OLIVEIRA, Laís Lúcia de
OLIVEIRA, Amanda Candida da Rocha (orientadora)
Palavras-chave: Toxina botulínica
Estética
Rugas dinâmicas
Data do documento: 2023
Editor: FAMINAS
Citação: OLIVEIRA, Laís Lúcia de. O uso da toxina botulínica tipo B como uma alternativa para tratamentos de rugas dinâmicas em pessoas resistentes à toxina botulínica tipo A. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biomedicina) – Centro Universitário FAMINAS, Muriaé, 2023. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: ........
Resumo: A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum que atua bloqueando a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela contração muscular. Por esta razão, é utilizada em diversos procedimentos estéticos e terapêuticos, como tratamento de rugas, espasmos musculares e distúrbios neurológicos. No entanto, em alguns casos, os pacientes podem apresentar resistência à toxina botulínica tipo A, para esses casos, a toxina botulínica tipo B pode ser uma alternativa de tratamento. A toxina botulínica tipo B é produzida a partir da mesma bactéria da toxina botulínica tipo A, mas tem uma estrutura molecular diferente e pode ser eficaz em pacientes que não respondem à toxina botulínica tipo A. Uma das principais causada resistência é a formação de anticorpos neutralizantes contra a toxina, o que diminui sua eficácia. Outros fatores incluem a frequência excessiva de tratamentos, doses inadequadas, técnicas de aplicação não ideais e até mesmo variações nas formulações. O objetivo deste trabalho é apresentar a toxina botulínica tipo B como uma alternativa de tratamento para pacientes com resistência à toxina botulínica tipo A, através de uma pesquisa classificada como revisão de literatura. Assim, a toxina botulínica tipo B pode apresentar-se como uma alternativa segura e eficaz para pacientes que não respondem à toxina botulínica tipo A, mas é importante que a escolha do tratamento seja individualizada e feita por um profissional especializado e capacitado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial a obtenção do título de Bacharel em Biomedicina, no Centro Universitário FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/382
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LAIS LUCIA DE OLIVEIRA.pdf517.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.