Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/350
Título: Fatores facilitadores e dificultadores enfrentados pela equipe de enfermagem no cuidado paliativo no periodo perinatal e neonatal
Autor(es): ARAÚJO, Danielle Monge
ANJOS, Karina Rocha Marcos dos
MACEDO, Tayná Taís Borges
CARVALHO, Danúbia Mariane Barbosa Jardim de (orientadora)
Palavras-chave: Enfermagem neonatal
Cuidados paliativos
Assistência perinatal
Data do documento: 2023
Editor: FAMINAS
Citação: ARAÚJO, Danielle Monge; ANJOS, Karina Rocha Marcos dos; MACEDO, Tayná Taís Borges. Fatores facilitadores e dificultadores enfrentados pela equipe de enfermagem no cuidado paliativo no periodo perinatal e neonatal. Belo Horizonte. Disponível em: https://bibliotecadigital.faminas.edu.br/jspui/. Acesso em: ........
Resumo: O cuidado paliativo perinatal e neonatal abrange desde a gestação, parto e nascimento. Dados publicados em 2020 pela Organização Mundial de Saúde afirmam que no mundo cerca de 4 milhões de crianças (0 a 19 anos) necessitavam de cuidados paliativos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada por intermédio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na qual, se utilizou como critérios de seleção, no período de 2018 a 2023, sem restrição de idioma. A amostra foi constituída por seis artigos, cinco internacionais e um na nacional, sendo cinco apenas em inglês e um disponível em inglês em português. Os artigos incluídos responderam à pergunta de pesquisa no que tange os cuidados paliativos perinatal e neonatal. Os enfermeiros sentem falta de preparo que inicia na formação realizada na graduação e nos programas de pós-graduação até a formação de educação continuada nos serviços de saúde no que tange aos cuidados paliativos necessários aos neonatos e acompanhamento dos familiares. Não foram encontrados fatores exclusivamente facilitadores, uma vez que ele é facilitador e dificultador ao mesmo tempo para a prestação de cuidados paliativos perinatais e neonatais. Existem mais fatores dificultadores do que facilitadores para os enfermeiros exercerem suas atividades com excelência no que tange os cuidados paliativos perinatais e neonatais, tanto em âmbito nacional, quanto em âmbito internacional de acordo com a literatura encontrada.
Descrição: Artigo apresentado ao curso de Enfermagem como requisito para a obtenção do título de bacharel em enfermagem da FAMINAS.
URI: http://localhost:8080/jspui/handle/10.31.16.45/350
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DANIELLE MONGE ARAÚJO.pdf216.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.